sábado, 16 de outubro de 2010

NO DIA MUNDIAL DE LAVAR AS MÃOS UM ALERTA. ESTA PROVIDÊNCIA EVITA DOENÇAS!

Dia 15 de outubro é o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A campanha iniciada pelo Ministério da Saúde estimula esse ato simples que contribui para evitar doenças como a gripes, conjuntivite e diarréias infecciosas. Esta ação simples de prevenção ficou em evidência durante a pandemia da gripe A, no ano passado, mas previne outras doenças.
As mãos e as unhas carregam muitas bactérias, por isso, mesmo que a mão esteja sem sujeira aparente deve ser lavada sempre que se chegar da rua, antes de comer, e depois de ir ao banheiro ou assoar o nariz. Quando existe mobilização, os casos de doenças infecciosas diminuem, como no auge da pandemia de gripe A, no ano passado. Sinal que a providência tem sentido.

TEMPO - A lavagem social das mãos - aquela feita antes das refeições - deve durar no mínimo 30 segundos, friccionando todas as superfícies da mão (palma, dorso, entre os dedos e ponta dos dedos).
O sabonete líquido e o sabonete em barra têm a mesma eficiência, no entanto, os infectologistas explicam que o ideal é usar o sabonete líquido. O sabonete em barra pode ser usado desde que sejam redobrados os cuidados. Ele deve ser armazenado seco, porque, se estiver úmido, pode promover a proliferação de bactérias e microorganismos. A saboneteira não pode acumular água e o sabão deve ser lavado antes de ser devolvido para a saboneteira.
Ressalte-se que, quando houver dúvidas sobre lavar ou não lavar as mãos, é porque ela deve ser feita. Ensinar desde cedo as crianças pode ser uma boa estratégia, porque elas naturalmente aprendem com mais facilidade e tendem a cobrar os adultos para que ajam como elas. O álcool 70% pode ser uma alternativa prática quando não houver condições de lavar as mãos. No entanto, ele não substitui a água e sabão quando há sujeira visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário