sábado, 28 de agosto de 2010

QUAL A RELAÇÃO DO SEXO COM O CÂNCER DE PRÓSTATA

Assisti recentementea a uma palestra esclarecedora do Urologista Dr. Mário Franciosi, sobre as doenças dos homens, especialmente câncer de próstata entre outras, do aparelho urinário e reprodutor. Ao final da palestra, foi aberto espaço para perguntas. Queria ter feito uma pergunta, mas acabei passando batido. Não fiz e depois fiquei com aquele pergunta matutando a minha cabeça.
Queria perguntar se a freqüência da atividade sexual tem alguma relação com o câncer de próstata. Como não fiz a pergunta tratei de pesquisar o assunto.
Segundo pesquisas, o espantoso é que, se nos homens mais jovens – entre 20 e 50 anos - a vida sexual ativa pode aumentar o risco de câncer de próstata, nos mais velhos acontece o contrário. O estudo indicou que, a partir dos 50 anos, uma vida sexual mais ativa e a própria masturbação podem prevenir o câncer. A explicação fornecida pelos pesquisadores é a de que, durante o ato, toxinas acumuladas na "área" são liberadas, reduzindo os riscos. Mas eles afirmam, novamente, que maiores estudos são necessários para chamar esses resultados de conclusivos.De acordo com os pesquisadores, ejacular evita o acúmulo de substâncias cancerígenas na próstata. A glândula e as vesículas seminais secretam uma grande quantidade de fluidos, ricos em potássio, zinco, frutose e ácido cítrico, que compõem o esperma. Estudos em cães apontam substâncias cancerígenas nos fluidos produzidos pela próstata. Entre elas está o trimetilcholanthrene, encontrado também na fumaça do cigarro.Por outro lado, a vantagem da masturbação sobre o sexo em si estaria na ausência das infecções causadas pelo contato físico, que podem favorecer o desenvolvimento de tumores. Se estas conclusões forem confirmadas, no futuro, além de uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos, os médicos deverão indicar sexo e inclusive a masturbação para a obtenção de uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário