sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SOL: EVITAR OU NÃO?

Os novos conceitos sobre a ação do sol na pele e suas conseqüências fizeram muitos médicos (principalmente dermatologistas) mudarem as recomendações que todos devemos seguir.
O principal vilão da luz solar é o componente UVA que penetra profundamente na pele e, apesar de não provocar sensação de queimadura, é o principal responsável no aumento da incidência de câncer de pele (melanoma).
O UVA esta presenta na luz solar predominantemente pela manhã e final de tarde, ou seja, é nestes períodos do dia que devemos evitar a luz solar, ao contrário doque se preconizava até a pouco tempo.
No período entre 12 e 16hs o componente principal é o UVB, que penetra superficialmente na pele (provocando sensação de queimaura) e também deve ser evitado em excesso, porém, é ele que estimula a pele a produzir vitamina D, que é essencial no nosso metabolismo, inclusive para prevenção de câncer !.
Assim, é recomendável pegar sol neste período do dia (entre 12 e 16hs) , por cerca de 15 a 30 minutos. Deve-se apenas evitar as áreas mais expostas, ou seja : face, pescoço e mãos, onde é recomendável a proteção do sol em qualquer momento. Isto porque estas áreas são muito mais expostas normalmente e o envelhecimento da pele também é maior se houver maior exposição a luz solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário